sábado, 10 de outubro de 2009

Como fazer um currículo

Serão apresentados os aspectos mais importantes na hora de se elaborar um currículo. Também conhecido como CV, ou curriculum vitae (do latim, trajetória de vida), este documento reúne informações relevantes sobre alguém que se candidata a um emprego ou a um curso em alguma instituição de ensino. Dependendo do propósito, um currículo pode incluir[1]:

• Identificação pessoal: nome, data de nascimento, filiação, endereço (freguesia, concelho, distrito, cidade, estado, rua, número da residência), bilhete de identidade ou RG, data de emissão, número de contribuinte, CPF, estado civil, telefone(s), correio-electrónico (e-mail);
• Habilitações académicas;
• Habilitações profissionais;
• Situação profissional actual;
• Formação educacional recebida: série ou ano escolar até o qual estudou, se fez graduação, pós-graduação (incluindo mestrado e/ou doutorado) ;
• Experiência como formador;
• Outras funções relevantes de natureza administrativa / científica / pedagógica;
• Publicações, comunicações ou projectos.

Levando em conta que a realidade de cada empresa é distinta, é muito provável que cada uma tenha exigências ou preferências específicas quanto a quais dos itens acima são obrigatórios em um currículo, quais são opcionais, e quais não devem ser incluídos de forma alguma. Para saber o que colocar em um currículo, o melhor é se informar antes sobre a instituição na qual está procurando uma vaga.

O que não colocar em um currículo

Um currículo muito extenso nem sempre é bem visto pelas empresas, por isso, tente ser breve na apresentação.

Nunca entre em detalhes pessoais como por exemplo: time que torce, gosto musical, religião, entre outros. Informações que não irão agregar e nem sequer diferenciá-lo dos concorrentes. Deixe os detalhes para a hora da entrevista.

Site para Ajuda: http://www.efetividade.net/2007/09/07/como-fazer-seu-curriculo-modelos-originais-de-curriculum-vitae-e-dicas-de-preenchimento/