domingo, 11 de outubro de 2009

O PODER DAS CORES





A luz e a cor, na medicina e na vida


Fez-se a luz e tivemos a vida. O poder da luz sobre o planeta é conhecido há muitos milênios. Sem ela não há ar, calor e visão, enfim não há vida. Não é sem razão que quando uma criança nasce se diz: A mulher deu à luz.
Na natureza, a energia luminosa é uma determinada faixa dessas ondas eletromagnéticas que vem do espaço, com diferentes comprimentos de onda, que nos permite ver as cores.

Os antigos povos do Egípcios, Grécia e Roma já relatavam e aplicavam as influências das cores sobre os humanos. E foram eles os primeiros, que se saiba, a utilizar a cromoterapia. No Brasil, o estudo mais sério do emprego clínico dessa terapêutica começou na década de oitenta com o professor, Dr. Ito Chinen (Hospital Emílio Ribas). Ele dizia "que a cromoterapia é uma conduta terapêutica que visa utilizar a energia luminosa das cores para trabalhar a energia vital do paciente". Segundo ele, várias são as formas de se atuar sobre o paciente usando o efeito energético das cores. Na ambientação, através da escolha da cor nas paredes de consultórios, escritórios, salas hospitalares, na cor das roupas dos médicos e atendentes, e na ação mais efetiva, quando da aplicação direta da luz colorida diretamente sobre a área doente.

É de conhecimento geral a utilização dos raios infravermelhos para tratamentos de processos inflamatórios e dolorosos das articulações, como nas bursites, tendinites e processos pélvicos. Muitos sabem das propriedades dos raios ultravioletas como método esterilizante e bronzeador, além da influência na produção na pele da provitamina D, no combate ao raquitismo e à osteoporose. Cada cor tem reflexos orgânicos e psíquicos provocados pela ação da freqüência de comprimento de onda, que ao vibrar libera energia, resultando algum tipo de resposta sobre o indivíduo.
As técnicas de aplicação dessa medicina alternativa, a cromoterapia, complementar aos tratamentos médicos convencionais, variam de país para país, dependendo dos conhecimentos, da tecnologia e dos aparelhos disponíveis.
Segundo o Dr. Chinen, a cromoterapia pode ser utilizada principalmente onde há disfunções orgânicas e emocionais como gastrites, vesícula preguiçosa, ansiedade, stress, asma e em alguns problemas de ordem mental. Para uma boa resposta ao tratamento é necessário um diagnóstico preciso, uma orientação e ações acertadas.


Para ilustração, pode-se dizer que:

O VERMELHO – tem ação orgânica altamente estimulante, que ajuda a restabelecer a energia vital e a abrir o apetite. É uma cor recomendada em certos casos para os asténicos e hipotensos (aqueles que têm pressão baixa)

A COR LARANJA – é favorável para os depressivos, estimula os batimentos cardíacos, o metabolismo ósseo e o digestivo.

O AMARELO – atua estimulando o intelecto, o metabolismo ósseo e ajuda nas disfunções hepáticas.

O VERDE – pode ser usado para transmitir equilíbrio e tranqüilidade. Estimula a função hepática e a cicatrização de tecidos.

O AZUL CLARO – tem ação relaxadora sobre os nervos, melhorando a ansiedade e a hipertensão (pressão alta).

O AZUL PRÚSSICO – ajuda na recuperação dos processos infecciosos, atuando como analgésico e sedativo.

O VIOLETA – muito utilizado como anti-séptico (raios ultravioleta) e regenerador tecidual, principalmente nos tumores e sistema nervoso.
Na Índia a cromoterapia tem, já há muito tempo, respeito e credibilidade como auxiliar terapêutico. Nos Estados Unidos, Europa e Brasil, é uma conduta que está engatinhando como opção à terapia convencional ou como coadjuvante à terapia tradicional.


Os efeitos psicológicos das cores sobre o sistema emocional do indivíduo são marcantes. Quando se usa o vermelho para pintar as paredes, chama-se a atenção, mas a sensação desencadeada é desagradável de opressão e peso, o que é desaconselhável a quem tem claustrofobia. Mas ao mesmo tempo sabe-se que é uma luz poderosa que estimula os batimentos cardíacos, excita e que ativa a concentração. Quem é que não reparou na atenção que essa cor desperta na criança pequena ou no "marmanjão" quando vê uma "dona" vestida de vermelho?
Já o azul e a turquesa são cores frias que criam ambientes agradáveis e calmos que propiciam ao relaxamento.

A cor preta e a branca são cores extremas que têm a potencialidade de absorver ou refletir toda a cor. Usadas de uma forma monocromática são desagradáveis, precisam de alguma outra cor para contrastar e equilibrar a visão.

A cor violeta psicologicamente age como protetora e relaxante. Estimula e instaura o equilíbrio orgânico. Já o verde, apesar da beleza e integrar o individuo à natureza, é terapeuticamente uma cor morta. A luz pura remete a pessoa ao passado, não é aconselhável ao triste e deprimido. A laranja alegra, estimula o movimento e a ação. Nos ambientes de trabalho deve ser bem orientada, na medida do que se espera naquela função, pois facilita também os acidentes.

Conhecer as cores e seus efeitos no Homem é mais uma forma simples e inteligente de atuar, tanto na medicina e como na vida, procurando sempre o bem viver.

Significado das Cores


É um fato que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimista, outras serenas e tranqüilas, entre outros.
Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.
É possível, pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.

Vejamos alguns exemplos de cores e sua simbologia:

O preto está associado à idéia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco associa-se à idéia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza.
O cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

O Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

O Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.

O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril.

O Verde-claro significa contentamento e proteção.

O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo. Está associada ao Verão.

A Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É, pois uma cor ativa que, significa movimento e espontaneidade.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

O Azul-escuro é considerado uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a certa falta de coragem ou monotonia.

O Azul claro significa tranqüilidade, compreensão e frescura.

O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.

O Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

O Salmão está associado à felicidade e à harmonia.

O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Zeitgeist o Filme

(Zeitgeist, the Movie, no original) é um filme de 2007 produzido por Peter Joseph, aborda temas como Cristianismo, ataques de 11 de setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve).Ele foi lançado online livremente via Google Video em Junho de 2007. Uma versão remasterizada foi apresentada como um premiere global em 10 de novembro de 2007 no 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards.

Em 2 de Outubro de 2008 foi lançado um segundo filme, continuação do primeiro, chamado Zeitgeist:Addendum, onde se trata temas com a globalização, manipulação do homem pelas grandes corporações e instituições financeiras, e aborda a atual insustentabilidade material e moral da humanidade, apresentando o Projeto Vênus como solução para o problema.

O filme é estruturado em três seções:
• Primeira parte: "The Greatest Story Ever Told" ("A maior história já contada") - Aos 00:13 min
• Segunda parte: "All The World's A Stage" ("O mundo inteiro é um palco") - Aos 00:40 min
• Terceira parte: "Don't Mind The Men Behind The Curtain" ("Não se importem com os homens atrás da cortina")- Aos 01:14 min*
• Primeira Parte: The Greatest Story Ever Told (A maior história alguma vez contada)
• A primeira parte do filme é uma avaliação crítica da religião com principal incidência no cristianismo. O filme sugere que Jesus seja um híbrido literário e astrológico e que a bíblia trata de uma miscelânea de histórias baseadas em princípios astrológicos pertencentes a civilizações antigas (Egito, especialmente). A atenção do filme se foca inicialmente no movimento do Sol e das estrelas, fato este que é uma das características das religiões "pagãs" (pré-cristãs). É então apresentada uma série de semelhanças entre a história de Jesus e a de Hórus, o "deus Sol" egípcio que partilha de todos os predicados do messias cristão. Há referência sobre o papel de Constantino na formação da Igreja e seus dogmas.

Segunda Parte: All The World's a Stage (O mundo inteiro é um palco)


A segunda parte do filme foca-se nos ataques de 11 de setembro de 2001. O filme sugere que o governo dos Estados Unidos tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center foi uma demolição controlada pelo próprio Governo norte-americano. O filme assegura que a NORAD, entidade responsável pela defesa aérea dos Estados Unidos, tinha sido propositadamente baralhada no dia dos ataques com exercícios simulados em que os Estados Unidos estavam a ser atacados por aviões seqüestrados, justamente na mesma área dos reais ataques; mostra dezenas de testemunhas e reportagens que sugerem que as torres ruiram não por causa dos aviões, mas por explosões internas e sabotagens; demonstra as ligações entre a família Bush e a família Bin Laden, parceiros comerciais de longa data, entre outras teorias intrigantes e alarmantes acerca da política mundial atual.

Terceira Parte: Don't Mind The Men Behind The Curtain (Não se importe com os homens por detrás da cortina)

A terceira parte do filme focaliza-se no sistema bancário mundial, que supostamente tem estado nas mãos de uma elite de famílias burguesas que detém o verdadeiro poder sobre todos os países a eles associados, e na sua conspiração para obter um domínio mundial total eles tem modelado toda a mídia e cometido diversos crimes, muitos deles encenações para fins ocultos. O filme denuncia que o Banco Central dos Estados Unidos da América foi criado para roubar a riqueza dos Estados Unidos e também demonstra, como exemplo, o lucro que foi obtido pelos bancos durante a Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã, Iraque, Afeganistão, e a futura invasão à Venezuela para obtenção de petróleo e comércio de armamento. O filme descreve a conspiração destes banqueiros, argumentando que o objetivo deles é o controle sobre toda a raça humana através da implantação de um chip localizador e identificador através do qual todas as operações e interações humanas serão realizadas, escravizando por fim a humanidade. Estão secretamente criando um governo unificado, com exército unificado, moeda unificada, e poder unificado, e que servirá apenas aos interesses dessa elite. Segundo o filme, o aspecto mais impressionante disso tudo é que tais mudanças serão aceitas pelo próprio povo naturalmente, pois está sendo manipulado pela mídia, que distrai a população dos assuntos importantes e pertence à elite.


FILME 1


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FILME 2 is Zeitgeist:Addendum

O Evangelho Proibido de Judas

Sinopse:

Documentário produzido pela National Geographic Channel, onde diz tudo sobre o suposto Evangelho de Judas, que foi encontrado na década de 80, mas só a partir do ano de 2006, é que começaram as pesquisas e as traduções.

O Tal Evangelho contradiz muitas coisas que a Bíblia informa sobre Cristo.

Pode um achado arqueológico mudar sua Fé? Baixe, assista e tire suas Conclusões!

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