sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Hardware II

Plasma ou LCD, qual a melhor tecnologia?

Nas lojas de eletrodoméstico e eletroeletrônico elas se destacam facilmente, as TVs de Plasma e LCD com telas finas e designs modernos, ameaçam aposentar nossa antiga TV de tubo.

Inicialmente ter uma tv de Plasma ou LCD era sinal de luxo, pois tinha preço elevado e ficava inacessível para a grande maioria. Mas hoje o preço caiu, e elas estão com preço cada dia mais atraentes!
Mas você sabe qual a diferença entre elas, ou qual a melhor tecnologia?

Bom, vamos lá!

O plasma funciona como milhares de lâmpadas fosforescentes em miniatura, quando carregadas, elas emitem gases de luz ultravioleta que em contato com o fósforo geram a imagem. Dessa forma os pixels só são acesos somente quando necessário.

O LCD funciona como se uma lâmpada de luz branca e brilhante estivesse acesa o tempo todo por trás da tela, e cada pixel permite ou não a passagem da luz.

Na prática isso significa o seguinte, as TVs de plasma emitem menos luz e por isso acabam tendo imagens mais opacas se colocadas em ambientes externos ou bem iluminados. Já a LCD, pelo fato de emitirem mais luz, levam vantagem nessa situação.

Algumas Características:

LCD

-Pode ser usada em ambientes muito claros, como entrada de hotéis, feiras, e algumas residências onde tenha mais luminosidade.

Plasma

-Usada em ambientes mais escuros, para hometeather é a melhor opção.

-Pelo fato de emitir pouca luz, as cores acabam se tornando mais vivas.

Em média essas tecnologias duram em torno de 100 mil horas (33 anos) sem perder qualidade de cor e imagem.

Em relação a consumo de energia, antigamente a LCD consumia bem mais, mas hoje as duas consomem praticamente a mesma coisa.

É fato que tanto o Plasma quanto o LCD não param de evoluir, qual a melhor?
Para essa pergunta os especialistas são unânimes! Quando o ambiente é controlado com luz ajustada para assistir TV, o Plasma tem desempenho superior, o problema é que quase ninguém tem um ambiente assim tão perfeito em casa, ai o LCD acaba levando uma ligeira vantagem justamente por emitir mais luz.

Como deu para notar, escolher entre uma tecnologia e outra não é uma tarefa tão fácil assim. A dica é que quando você for comprar a TV fique atento a todas essas características, escolhendo assim a tecnologia correta de acordo com seu ambiente de uso.

Bom esse foi meu primeiro POST, baseado em um estudo feito pelo “Olhar Digital”